Pumpkin Ale: Curiosidades & Harmonização!

item

Assim como a primeira cerveja criada, há mais de 8000 anos, a maioria dos estilos cervejeiros que existem hoje em dia surgiram por acaso. Fatores como terroir, fonte de açúcar fermentável, características de aroma e sabor dos lúpulos, dureza mineral da água e o perfil fermentativo das leveduras foram determinantes na separação desses estilos.

Hoje falaremos das Pumpkin Ales, estilo de cerveja originário dos Estados Unidos que tem como base a abóbora, bastante abundante pelos lados de lá. Tendo como base praticamente qualquer estilo de cerveja, a adição da abóbora e, muitas vezes, alguns condimentos como cravo, canela, gengibre, entre outros, vem de longa data. O estilo era produzido desde a época da colonização norte-americana.
Por anos esquecida por fatos históricos, sua produção foi retomada após os anos 1980, quando aconteceu a nova revolução cervejeira. Muitas cervejarias a produzem como lote sazonal no mês de outubro, quando também se celebra o Halloween – Dia das Bruxas – quando a colheita de abóbora é farta.

Harmonização:

Uma excelente harmonização desta cerveja seria nossa culinária campeira, onde um bom carreteiro de charque, acompanhado de um delicioso quibebe ou moranga caramelizada! Também super indicada na época de Natal, em função do perfil agridoce dos pratos típicos.

Divulgação Baumhardt Bier

Sugestão de cerveja: Monster Mash, a Pumpkin Ale da Baumhardt Bier.
ABV: 5,4%
IBU: 18

Análise sensorial: Cerveja de abóbora, cravo, canela e noz moscada que lembram o doce feito por nossas avós na nossa infância, mas que ao mesmo tempo tem final seco e alto drinkablity. Pode tanto ser bebida em estações mais quentes, por não ser muito alcoólica, como também é uma ótima pedida para se beber emfrente da lareira, no inverno.