Época de Páscoa: Cervejas com Chocolate ❤

item

Mais uma Páscoa chegando e é hora de falar sobre dicas de Cervejas com Chocolate.

Primeiramente, uma introdução histórica: no século XVIII surgiram as Porters, um estilo consumido pelos
trabalhadores portuários de Londres. Inicialmente era feitas de um blend de cervejas e depois foram incluídos os maltes tostados. A Porter é uma cerveja que remete à chocolate em função da utilização dos maltes especiais que possuem uma tosta que lembra o alimento base da amêndoa fermentada e torrada do cacau. Ambos (alimentos líquido e sólido) são feitos de sementes tostadas que possuem um perfil sensorial parecido.

A London Porter, da Cervejaria Fullers, é considerada a mais clássica do estilo. Possui aromas e sabores ricos e complexos em uma cerveja pouco alcoólica. É elaborada a partir de uma mistura de maltes Brown, Crystal, Chocolate para profundidade e
o tradicional Fuggles, lúpulo inglês que traz equilíbrio. Há também a possibilidade de se adicionar outros ingredientes à cerveja para trazer novas dimensões e complexidade.

Créditos: Dave Door

A Irmãos Ferraro Nera Reale Cioccolato Stout é uma Extra Stout que tem na sua composição, além dos principais ingredientes da cerveja, nibs de cacau. Este insumo ressalta as características da torra, destacando-a. Porém, a receita não abre mão dos maltes especiais escuros, tanto pela torra, como pela quantidade de lúpulo utilizado.

Reprodução Blog +1 Gole

O estilo Stout veio das Porters, antigamente era chamada de Stout Porter, por ser mais forte e alcoólica, com o tempo passou a ser nomeada apenas de Stout e se transformou num estilo separado.
Por último, falaremos da Youngs Double Chocolate Stout. Esta cerveja tem adição de chocolate em sua receita e difere da Nera Reale por ser uma Sweet Stout, que é uma cerveja com um dulçor mais pronunciado. Pela Legislação Brasileira nem poderia ser chamada de cerveja, pois tem adição de insumo de origem animal, logo é considerada uma bebida alcoólica mista, mas não estamos muito preocupados com a classificação, não é mesmo?

Desafio: tomar essas cervejas, ou outras do estilo, harmonizando com os chocolates ganhados na Páscoa!