Como surgiram os Pubs e a tradição de beber após o trabalho.

Pub é uma abreviação do inglês para public house, cujo significado é casa pública e designa um tipo histórico de bar popular na Grã-Bretanha e outros países de influência britânica. Há aproximadamente 60 mil pubs no Reino Unido e este local é considerado ideal para beber uma cerveja após o trabalho ou ponto de encontro de amigos. Hoje em dia em alguns pubs é possível ouvir música ao vivo, assistir a jogos de futebol ou jogar sinuca. Um célebre exemplo é o Cavern Club de Liverpool, onde os Beatles começaram a sua carreira.

A cerveja é a bebida mais consumida num pub, tendo sempre disponível uma grande variedade de cervejas na pressão. Os locais fazem questão de possuir as melhores cervejas regionais, além de uma grande variedade de vinhos e destilados. Os pubs surgiram nos primórdios da colonização romana, logo após eles terem invadido a ilha no início da era cristã. A invasão só terminou em 410 d.C. Esses locais se tonaram ponto de encontro dos morados das cidades e vilarejos, normalmente se localizavam à beira de estradas e eram chamados de tabernas, eram e até hoje são um bom lugar para descanso e entretenimento. Alcançaram seu apogeu na era da rainha Vitória (1837-1901) e estão firmes até hoje, resistindo à modernidade.

O ponto focal dos pubs sempre foi a comunidade local, sendo considerados por muito tempo a segunda casa da população dos vilarejos. Costumam ter sua clientela fixa, chamada de “regulares”, pessoas que bebem no mesmo pub regularmente (alguns com uma frequência exacerbada). Na maioria das vezes o local é escolhido pela proximidade de casa e do trabalho, tornando o local ponto de encontro fixo das pessoas que trabalham e moram nos arredores. Essa tradição foi perpetuada nos Estados Unidos, em meio à clandestinidade devido a lei seca e exportada para cá.

Como já falado, a bebida mais consumida num pub é a cerveja, servida em copos de 568ml ou Pint, no estilo draught, um sistema de bombas inventado pelo inglês Joseph Bramah em 1785. Os barris são armazenados na adega, geralmente no subsolo e a cerveja é bombeada para as torneiras. Essa operação é chamada de pulling a pint. A diferença dos pubs ingleses para os pubs irlandeses é o propósito comercial. Os ingleses na grande maioria tem o foco no produto, servem diversos estilos de cerveja e prezam pela qualidade. Já os pubs irlandeses ainda são na grande maioria empresas familiares que servem cervejas produzidas localmente.

E você? É frequentador assíduo de algum pub? Já é regular de algum quando sai todos os dias do trabalho?